quinta-feira, 19 de julho de 2012

Minhocuçu (e outras minhocas titânicas)


Seria Photoshop? Se você tem estômago, clique na imagem para uma galeria de imagens e a resposta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


As imagens são reais? E a resposta, incrivelmente, é… tudo indica que sim.

O Minhocuçu (Rhinodrilus e Glossoscolex spp) no Brasil pode ultrapassar facilmente meio metro de tamanho e quase dois centímetros de diâmetro.

E não é de longe o oligoqueto (vulgo minhoca) recordista em tamanho.

A família Microchaetidae de minhocas que vivem na África do Sul é um grupo em que todas as espécies possuem mais de um metro de comprimento. E este não é um rumor criptozoológico: exemplares de tal comprimento foram devidamente registrados já há mais de um século.

E mesmo elas não são as campeãs. O título vai para a família Megascolecidae da Austrália. O recorde: 2,1 metros em 24 mm de diâmetro.

As minhocas nas imagens parecem ter até 1 metro de tamanho, plenamente compatíveis com as dimensões registadas para as espécies recordistas que comentamos. As imagens são provavelmente reais, e os biólogos de plantão que puderem dar mais detalhes e quem sabe mesmo identificar as espécies, por favor, enviem seus comentários!

Minhocas gigantes são inofensivas, mas talvez por sua simples aparência podem ter motivado todo tipo de boatos e lendas mesmo em locais onde não se encontram anelídeos avantajados.

A lenda mais curiosa não é exatamente de uma minhoca, mas de um verme, em particular, o Verme-da-Mongólia, de pouco mais de um metro de tamanho, capaz de lançar um jato de veneno ou disparar correntes eléctricas que matariam suas vítimas instantaneamente:


No Brasil também há a lenda do Minhocão, que poderia ser tanto uma minhoca, verme ou cobra gigante de até 25 metros. Como o Verme da Mongólia, são apenas lendas, e muito pouco plausíveis.

As minhocas de até dois metros que de facto existem já devem provocar o misto de repulsa e fascinação mas do que apropriado. Não fazem mal a ninguém, e algumas como o Minhocuçu servem tão bem como isca que andam em perigo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...