sábado, 19 de outubro de 2013

Mistério do yeti? Afinal pode ser um urso híbrido

São várias as imagens de alegados avistamentos do yeti

São várias as imagens de alegados avistamentos do yeti

O mistério do Abominável Homem das Neves foi resolvido? Segundo um investigador britânico da universidade de Oxford, o lendário Yeti poderia ser o resultado do cruzamento de um antepassado do urso polar e um urso castanho.

O geneticista Bryan Sykes explicou hoje ter realizado testes de ADN a uma série de amostras de pêlo de animais encontrados nos Himalais."Encontrámos uma correspondência genética total entre duas amostras dos Himalaias e um antepassado do urso polar", disse Sykes à BBC.

O ADN de duas criaturas não identificadas provenientes da região de Ladakh na Índia e do Butão correspondia a 100% a uma amostra retirada do maxilar de um urso polar encontrada no arquipélago norueguês das Svalbard onde viveu há 40 mil a 120 mil anos atrás.

"Ainda há trabalho a fazer para interpretar estes resultados", explicou Sykes, "mas pode significar que existe uma sub-espécie de urso castanho nos Himalais que descende de um antepassado do urso polar".

O mito do Yeti, muitas vezes descrito como uma criatura meio homem meio macaco, foi alimentado pelas fotografias de pegadas gigantes na neve tiradas pelo alpinista britânico Eric Shipton durante a sua expeidão ao Evereste em 1951.

O também alpinista Reinhold Messner, que por várias vezes subiu os picos dos Himalaias e em 1986 acreditou ter avistado o Yeti, concluiu em 1998 no seu livro 'A Minha busca do Yeti' que este não existia a não ser na imaginação das pessoas que o confundem com o urso castanho dos Himalaias.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...